sexta-feira, 23 de março de 2012

Entendendo as diferenças entre Anabólicos, Suplementação e Esteróides Anabolizantes



Episódio Final





          Esteróide Anabolizante não mata! E, acreditem: EU NÃO estou fazendo uma apologia ao uso do Esteróide Anabolizante, mas sim, apresentando os fatos. O que faz mal, o que causam efeitos colaterais são as doses suprafisiológicas (mais que o normal) utilizadas por quem NÃO precisa.  É um remédio como outro qualquer, e como todo medicamento, se não serve para tratar alguma DOENÇA ele para de ser produzido.


Não sou contra nem a favor! É um medicamento, não é? E quem, pela lei, pode prescrever medicamento? MÉDICOS! 


Sou a favor da ciência!


Esteróides anabolizantes são utilizados no tratamento de doenças como: síndrome de Turner, hipogonadismo, queimaduras severas, desnutrição severa, casos graves de osteoporose e etc.



Você faz um ciclo de oito semanas de dipirona sódica? Ah, professor Fred, mas isso não é a mesma coisa... Claro que é! Então tá, mas dipirona não precisa de receita... realmente não precisa. Mas você sabe o que acontece se tomar uma cartela inteira desses “inocentes remedinhos”(dipirona sódica, aspirina, paracetamol, vitamina A)? Bem, se você foi um bom menino, um filhinho bem obediente, você terá um encontro com Ayrton Senna e Madre Teresa de Calcutá... Agora, se você foi um “pestinha” enquanto esteve na Terra, você fará companhia à Hitler, Mussolini, Stalin e esse tipo de gente. Ou seja, você vai pro “pau” de qualquer jeito, meu amigo! Esse é o fim se insistir em tomar quantidades excessivas desses medicamentos que são vendidos livremente em qualquer farmácia.




Ok, pessoal, chega desse negócio de suprafisiológico, morte, Hitler, isso assusta né?! Vamos recordar a parte VI dessa nossa série. Lembram que no final daquele capítulo eu disse que ia contar a história de um “tal” de melhor do mundo? Que pratica o esporte mais popular do mundo e que fez um “tratamento” com esse tal de “medicamento”? Vamos a ele então...



Caso você seja um pouco (bem pouquinho mesmo) antenado, já sabe de quem eu estou falando. Bem, esse “carinha” ARGENTINO que vira e mexe quebra recordes e gera MILHÕES de euros por aí, foi “vítima” de alguns doutores vindo da capital da Catalunha. Bem, vamos à historinha deste canhotinho “pra lá” de habilidoso...

Nosso querido “hermano” quando criança tinha uma DEFICIÊNCIA hormonal chamada hipogonadismo, que, basicamente, atrasa o crescimento normal. Ou seja, ele estava abaixo do padrão de crescimento pra sua idade.
Ok, professor, então você quer dizer que essa história de tratamento para crescimento que ele foi submetido é o “segredo” do sucesso do cara?! Não, meu caro leitor, claro que não! Ele não utilizou dos esteróides para ganho de rendimento.
Ele simplesmente corrigiu uma DEFICIÊNCIA! Se fosse fácil assim, qualquer “boladinho” peladeiro seria profissional!
Nosso “hermanito” tinha aquele algo a mais... Sabe quando você “bate os olhos” no “muleque” e vê que ele é diferente, o andar, o jeito de tocar na “gorduxa”, o pensar na frente... Quem joga ou já jogou bola sabe do que estou falando...



Graças a Deus e, claro, à ciência e mais especificamente aos ESPANHOIS (1º mundo, né Dotô!) eles viram isso, viram que o “guri” era e seria “O CARA”, só precisava de uma “mãozinha” - Ops!! de “La mano de DIOS”.






Conclusão:

          Espero que vocês, meus caros leitores, tenham entendido algo sobre o assunto. Mais especificamente sobre a série “Entendendo as diferenças entre anabólicos, suplementação e esteróides anabolizantes”. Espero ter desmistificado esse “temor” que algumas palavras “difíceis” causam em vocês. Tentei ser o mais claro possível e escrever de uma forma menos técnica, para que você, que se julga leigo, entenda. Acho que estou no caminho... É claro que tenho muito a melhorar, e tenho tentado isso a cada texto.
Enfim, o recado é esse mesmo! Leiam! Leiam muito. Não se limitem ao senso comum, não se equiparem a maioria, isso não é padrão QUALIDADE! Perguntem! Tenham Dúvidas! Perguntem “Por que” para tudo e para todos! Não aceitem o “não sei”, ou “isso faz bem porque é bom”! Isso não é resposta. Faça algo a mais! Não acreditem em tudo que passa na TV ou naquele professor universitário que acha que é o DONO DO CONHECIMENTO. Aliás, desconfiem (e muito!) dessa gente, sabem qual, né? “aquela”. “Se dizem que vai chover pode esperar sol”...





Nos próximos textos abordarei alguns temas interessantes:


1º As diferenças entre: Atividade física, Exercício físico e esporte de alto nível.
2º Drogas no esporte, na mídia e na sua casa!
3º Esportes que “crescem” e “diminuem” crianças.
4º Os tais treinos funcionais...

E o melhor: aceito sugestões!!


Abraços,

                                               Prof. Frederico A. F. Rangel

“Os grandes espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres.”  (Albert Einstein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos ao Mitos da Musculação!! seu comentário me deixa feliz!!