sexta-feira, 16 de março de 2012

ÉTICA PROFISSIONAL, SENSO CRÍTICO, RESPEITO, CONHECIMENTO, OPORTUNIDADE, ESPERTEZA E INTELIGÊNCIA





PARTE II





Bem pessoal, acredito que estou alcançando meu objetivo! Durante essa semana recebi algumas críticas altamente positivas, e o melhor: de pessoas com capacidade para tal feito! Também tenho reforçado meu ponto de vista sobre meu modo de escrever. Tento ser ao mesmo tempo despojado e objetivo! Quero que minha avó e meu vizinho advogado entendam da mesma forma. E acho que a verdadeira vocação do professor é essa! Não adianta ter um diploma (ou vários), ser altamente técnico e competente se não souber repassar e nem praticar aquilo que você sabe. Afinal, didática nada mais é que “A arte de ensinar”!

Fazendo uma alusão com a introdução textual vou citar o exemplo do livro “Os 300 de Esparta”, de Frank Miller, cuja temática inspirou e deu nome ao filme “300”. Bem, quem leu o livro ou assistiu ao filme sabe que o rei de Esparta (Leônidas) GUIOU 300 guerreiros espartanos para defender seu povo contra um exército de 120.000 homens do rei Persa (Xerxes).  Leônidas contou com a ajuda de alguns soldados de vilarejos vizinhos, mas em suma, a “tropa de elite” era composta por Leônidas e seus 300 GUERREIROS! Na verdade o filme deveria chamar 301! Tá, mas o que isso tem a ver com o texto? Hein? Tudo! Leônidas não era “só” o rei de Esparta, Leônidas era, o Rei e General de Esparta! Ele estava junto com seus soldados, era o exemplo a seguir. Tá, Fred, mas ainda não vi sentido nisso...  O que esse cara, essa história de 480 a.C tem a ver com os dias de hoje? Bem, se você viu o filme ou leu o livro sabe o final da história. Leônidas salvou seu povo e a Grécia, graças à sua bravura e ATITUDE. Leônidas fez com que seu povo soubesse da sua história e de seus guerreiros. Aquilo serviu de inspiração e motivou toda Grécia a lutar e destruir o exército Persa. Esse bravo guerreiro salvou vidas de alguns dos maiores filósofos da humanidade. Sócrates, Platão, Aristóteles e outros pensadores gregos nasceram logo após os Persas terem sido serem expulsos da Grécia.

Fez algum sentido? Inspirou? Bem, isso depende de quem lê ou de quem realmente faz algo! De que adianta frases bonitas e boa intenção se você não executa, não põe em prática?!


Amanhã farei uma ponte entre história e a nossa Contemporaneidade, sabe esse “MIGUÉZINHO” de “ahh” não tenho tempo, minha genética é ruim, só ganho 5 mil por mês, meu metabolismo, tireóide, etc, etc...! 

 

                                     Prof. Frederico A. F. Rangel 


                          Leia, reflita e faça. Tenha atitude!


                                                                                                         Fonte das Fotos: Google


                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos ao Mitos da Musculação!! seu comentário me deixa feliz!!